TEN
Slider2
  • Início
  • Capim Grosso
  • Região
  • Bahia
  • Brasil e Mundo
  • Politica e Esporte
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Capim Grosso
  • Região
  • Bahia
  • Brasil e Mundo
  • Politica e Esporte
Sem Resultado
Ver todos os resultados
TEN
Slider2
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Ex-presidente Collor é condenado por corrupção e lavagem de dinheiro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta quinta-feira, 25/05, em Brasília, o ex-senador e ex-presidente Fernando Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um processo da Operação Lava Jato.

Para o tribunal, como antigo dirigente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Collor foi responsável por indicações políticas para a BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras, e recebeu R$ 20 milhões em vantagens indevidas em contratos da empresa.

Após seis sessões de julgamento, o placar da votação terminou oito votos a dois pela condenação. Os ministros prosseguem com o julgamento para definir a pena de Collor, que poderá recorrer em liberdade.

O relator do caso, ministro Edson Fachin, sugeriu pena de 33 anos e 10 meses de prisão para o ex-presidente. Dois ex-assessores também podem ser condenados no caso.

O STF julga uma ação penal aberta em agosto de 2017. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o ex-presidente da República teria recebido pelo menos R$ 20 milhões de propina pela influência política na BR Distribuidora. Os crimes teriam ocorrido entre 2010 e 2014.

Defesa

Durante o julgamento, o advogado Marcelo Bessa pediu a absolvição de Collor. A defesa alegou que as acusações da PGR estão baseadas em depoimentos de delação premiada e não foram apresentadas provas para incriminar o ex-senador.

Bessa também negou que o ex-parlamentar tenha sido responsável pela indicação de diretores da empresa. Segundo ele, os delatores acusaram Collor com base em comentários de terceiros.

“Não há nenhuma prova idônea que corrobore essa versão do Ministério Público. Se tem aqui uma versão posta, única e exclusivamente, por colaboradores premiados, que não dizem que a arrecadação desses valores teria relação com Collor ou com suposta intermediação desse contrato de embandeiramento”, finalizou.

Pena

Ainda na quinta, o STF decidiu que todos os ministros da Corte vão votar para definir a pena de Collor. A votação será na próxima quarta-feira, 31/05.

Na sexta sessão destinada ao julgamento, após decidir pela condenação do ex-senador, o plenário definiu que os ministros que votaram para absolver Collor das acusações também poderão se manifestar sobre a dosimetria da pena, o cálculo que define a sentença final que deverá ser cumprida.

Durante o julgamento, o relator, ministro Edson Fachin, entendeu que os colegas que se manifestaram pela absolvição da Collor não podem votar na dosimetria. Contudo, o entendimento ficou vencido por 7 votos a 2.

O ministro Dias Toffoli defendeu que os membros do tribunal não podem ser impedidos de votar. Toffoli afirmou que, no julgamento do mensalão, chegou a votar para condenar ex-presidente do PT José Genoino para poder participar da votação da pena.

“Votei em alguns casos da Ação Penal 470 para condenar e participar da dosimetria, para poder influenciar, já que me tiraram o direito de absolver. Somos um colegiado, e ninguém pode tirar o voto de ninguém. Nós somos iguais”, afirmou. Toffoli também falou em “corrigir injustiças” que foram feitas pelo STF. “Nós estamos a corrigir injustiças que foram feitas e não temos que ter vergonha de pedir desculpas de erros judiciais que cometemos. Estamos aqui a corrigir injustiças, e pessoas sofreram por injustiças que cometemos no passado”, completou.

Além do relator, também votaram pela condenação de Collor os ministros Alexandre de Moraes, André Mendonça, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Rosa Weber.

Fonte: Agência Brasil

Tags: CollorCondenadoEx-Presidente
CompartilhadoTweetEnviarCompartilhado

Leia Também

Politica e Esporte

Bolsonarista mata primo por causa de divergências políticas; vítima era lulista

30/05/2023

Divergências políticas. Esse seria o motivo pelo qual Otacílio de Sousa Abreu matou o próprio primo, Edvan de Sousa Abreu,...

Leia Mais

Atlético de Pedras Altas e Toca farão a grande final do campeonato Municipal de Capim Grosso

29/05/2023

Definido os semifinalistas do Campeonato Municipal de São José do Jacuípe

29/05/2023
Próxima Postagem

Governo anuncia redução de até 10,96% no preço de carros novos

Deixe o Seu Comentário

Mais Notícias

Bahia: Taxista é assassinado a tiros e pedradas

02/06/2023

  Um taxista foi assassinado na noite dessa quinta-feira (1°), na localidade de Baiacu, em Vera Cruz. Conforme informações, ele...

Jovem capim-grossense faz rifa para buscar o sonho de se tornar jogador profissional na Alemanha

02/06/2023

Pedro Henrique de Miranda Conceição, um jovem talentoso de 20 anos, tem um grande sonho: se tornar um jogador de...

Rifeiro é morto a tiros dentro de edifício Empresarial em Bairro nobre de Salvador

01/06/2023

Foto Reprodução/Redes sociais Segundo pessoas que estavam no local, ele foi atingido por um disparo de...

Capim Grosso tem primeira prisão pelo sistema de reconhecimento facial

01/06/2023

Um procurado da Justiça pelo crime de homicídio é o primeiro capturado pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da...

© 2023 FR Notícias
74 99198-7529 contatos@frnoticias.com Desenvolvimento VRWebd

  • Home
  • Capim Grosso
  • Região
  • Bahia
  • Brasil e Mundo
  • Politica e Esporte
  • Contato

Siga-nos

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Capim Grosso
  • Região
  • Bahia
  • Brasil e Mundo
  • Politica e Esporte

© 2023 FR Notícias
74 99198-7529 contatos@frnoticias.com Desenvolvimento VRWebd

Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Gerenciar fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}