Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (3) revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparecem empatados no limite da margem de erro em um eventual segundo turno na eleição presidencial de 2026. No levantamento, Lula obteve 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro ficou com 40%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados. Outros 3% disseram estar indecisos, e 13% afirmaram que votariam em branco, anulariam o voto ou não compareceriam às urnas.
Rejeição de Lula e Bolsonaro
Apesar da alta, Lula segue empatado com Bolsonaro em rejeição, que também tem 55%, uma oscilação de dois pontos para cima em relação a janeiro. Na pesquisa de dezembro, Bolsonaro aparecia como mais rejeitado que Lula
A rejeição do ex-presidente e do presidente é semelhante à do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), que tem 56%.
Cenários de segundo turno
O estudo também simulou outras sete possíveis disputas de segundo turno entre Lula e diferentes candidatos. O presidente venceria em todos os cenários testados:
- Lula (44%) x Michelle Bolsonaro (38%)
- Lula (43%) x Tarcísio de Freitas (37%)
- Lula (42%) x Ratinho Júnior (35%)
- Lula (44%) x Pablo Marçal (35%)
- Lula (45%) x Eduardo Bolsonaro (34%)
- Lula (43%) x Romeu Zema (31%)
- Lula (44%) x Ronaldo Caiado (30%)
Lula deveria tentar a reeleição?
Quando questionados sobre a possibilidade de Lula disputar um novo mandato, 62% dos entrevistados disseram ser contra, enquanto 35% apoiam a candidatura. Outros 3% não souberam ou não responderam.
Alternativas da direita
Caso Bolsonaro não dispute a eleição, os eleitores da direita ainda estão divididos sobre quem deveria ser o candidato:
- Tarcísio de Freitas (15%)
- Michelle Bolsonaro (14%)
- Pablo Marçal (11%)
- Ratinho Júnior (9%)
- Eduardo Bolsonaro (4%)
- Romeu Zema (4%)
- Ronaldo Caiado (4%)
- Eduardo Leite (3%)
- Outros (1%)
- Nenhum desses (19%)
- Não sabem/não responderam (16%)
Medo de Lula ou Bolsonaro?
A pesquisa também perguntou aos eleitores qual cenário lhes causaria mais temor: Lula continuar no governo ou Bolsonaro retornar à presidência. Os resultados mostraram um empate técnico:
- 44% temem a volta de Bolsonaro
- 41% temem a permanência de Lula
- 6% temem ambos
- 4% não têm medo de nenhum dos dois
- 5% não souberam ou não responderam
Metodologia da pesquisa
O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 31 de março de 2025, ouvindo 2.004 pessoas de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança.
Redação Fr/informações G1