Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Operação conjunta em busca suspeitos de crime sexual em Quixabeira  resulta em apreensões de armas, drogas e veículos

    Acidente grave é registrado próximo ao posto da PRF na BR-324, em Capim Grosso

    Ambulância de prefeitura baiana é flagrada recolhendo carga saqueada na BR-101

    Polícia Civil prende homem por descumprimento de medidas protetivas em Capim Grosso

    Mulher é morta a tiros após desentendimento com vizinho por causa de galinhas

    Polícia Civil prende dois homens por tráfico de drogas na Praça Dois de Julho, em Jacobina

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Operação conjunta em busca suspeitos de crime sexual em Quixabeira  resulta em apreensões de armas, drogas e veículos
    • Acidente grave é registrado próximo ao posto da PRF na BR-324, em Capim Grosso
    • Ambulância de prefeitura baiana é flagrada recolhendo carga saqueada na BR-101
    • Polícia Civil prende homem por descumprimento de medidas protetivas em Capim Grosso
    • Mulher é morta a tiros após desentendimento com vizinho por causa de galinhas
    • Polícia Civil prende dois homens por tráfico de drogas na Praça Dois de Julho, em Jacobina
    • Policial militar é morta em troca de tiros com o marido, que também é PM
    • Homem é preso pela PF após enviar ameaças com teor nazista a universidades baianas
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início » Lula participa de funeral do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica
    Brasil e Mundo

    Lula participa de funeral do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica

    Redação FR NotíciasRedação FR Notícias15 de maio de 20253 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    Depois de um giro por Rússia e China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou a Montevidéu para se despedir do ex-líder uruguaio Pepe Mujica, de quem era amigo. Acompanhado da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, ele chegou ao funeral pouco depois das 14h e abraçou a viúva de Mujica, a ex-vice-presidente e ex-senadora Lucía Topolansky. Depois, ficou ao lado do presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, e se aproximou do caixão.

    Viajaram na comitiva brasileira o ministro Marcio Macedo (Secretaria-Geral), o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o senador Humberto Costa (PT-PE), e os deputados federais Jandira Feghali (PC do B-RJ) e Guilherme Boulos (PSOL-SP).

    Ao fim desta cerimônia, os restos mortais de Mujica serão levados para cremação em uma funerária da capital uruguaia.

    Foto: Ricardo Stuckert / PR

    No segundo dia de homenagens a Mujica, nesta quinta (15), o centro de Montevidéu voltou a se encher de apoiadores que carregavam bandeiras vermelhas, azuis e brancas da Frente Ampla, partido do ex-presidente. Em clima de emoção, com aplausos, flores e cânticos, longas filas se formaram diante do Salão dos Passos Perdidos, no Palácio Legislativo, onde foi montada uma capela funerária para o velório público. Integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), do Brasil, estavam entre os que prestavam reverência a Mujica.

    Uma das maiores lideranças da esquerda na América Latina, Mujica morreu na terça-feira (13), aos 89 anos, após meses de tratamento contra um câncer de esôfago, cujo diagnóstico ocorreu um ano antes. Ele estava em seu sítio em Rincón del Cerro, na zona rural de Montevidéu, ao lado da esposa, a ex-vice-presidente Lucía Topolansky.

    Lula soube da notícia da morte de Mujica quando estava em Pequim. “Conheço muita gente, conheço muitos presidentes, conheço muitos políticos, mas nenhum deles se compara à grandeza da alma de Pepe Mujica. Ele foi realmente uma figura excepcional”, disse ele na capital chinesa, visivelmente emocionado.

    Também foi a Montevidéu o presidente do Chile, Gabriel Boric, que já passou pelo caixão de Mujica para deixar sua reverência. No dia da morte, ele também dedicou uma mensagem ao ex-presidente uruguaio. “Caro Pepe, imagino que você esteja indo embora preocupado com a amargura que o mundo vive hoje. Mas, se você nos deixou algo, foi a esperança inabalável de que as coisas podem ser melhores”, escreveu o chileno nas redes sociais.

    Tanto Boric quanto Lula visitaram Mujica nos últimos meses, em Rincón del Cerro. Quando anunciou no início deste ano que seu câncer havia se espalhado, Mujica revelou seu desejo de ser cremado e que suas cinzas fossem colocadas em seu jardim, ao lado de sua cadela Manuela, sob uma árvore que ele mesmo plantou.

    Fonte: Bahia Noticias

    Ex-Presidente Funeral Lula Participa Pepe Mujica Uruguaio
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    4 de dezembro de 2025

    Policial militar é morta em troca de tiros com o marido, que também é PM

    4 de dezembro de 2025
    4 de dezembro de 2025

    Adolescente de 17 anos se entrega à polícia e confessa ter matado pai a facadas

    4 de dezembro de 2025
    3 de dezembro de 2025

    Autoescolas acionam STF e articulam no Congresso para barrar novas regras da CNH

    3 de dezembro de 2025
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    15 + cinco =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Operação conjunta em busca suspeitos de crime sexual em Quixabeira  resulta em apreensões de armas, drogas e veículos

    Acidente grave é registrado próximo ao posto da PRF na BR-324, em Capim Grosso

    Ambulância de prefeitura baiana é flagrada recolhendo carga saqueada na BR-101

    Polícia Civil prende homem por descumprimento de medidas protetivas em Capim Grosso

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2025 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.