Morreu na última sexta-feira (5), no Rio de Janeiro, Mário Jorge Lobo Zagallo, um dos maiores nomes do futebol brasileiro. Zagallo tinha 92 anos e estava internado desde o fim de dezembro.
“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo”, informou a família em nota. “Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas.”
Nos últimos tempos, Zagallo havia sido internado em algumas vezes, como em agosto, quando ficou hospitalizado por 22 dias para tratar uma infecção urinária. A causa da morte, no entanto, foi falência múltipla de órgãos.
Zagallo e Copas
Zagallo é o único tetracampeão mundial de futebol do mundo, uma história de sucesso que começou quando tinha 18 anos. Convocado para servir no Exército, atuou como segurança nas arquibancadas do Maracanã no fatídico Maracanazzo — quando o Brasil foi derrotado pelo Uruguai na final da Copa de 1950.
Já como jogador, conquistou com a seleção brasileira o primeiro Mundial do país, em 1958, e o bi, em 1962. O terceiro título veio como treinador, em 1970, comandando Pelé e o time considerado por muitos a melhor seleção de todos os tempos. Em 1994, foi tetra com o Brasil como coordenador técnico de Carlos Alberto Parreira.
Zagallo deixa quatro filhos, além de netos e bisnetos.
Fonte: Forbes