Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Vereador tem mandato cassado após acusação de agressão a colega e quebra de decoro parlamentar

    Médico morre em colisão frontal entre carro e caminhão na BR-420, no Vale do Jiquiriçá

    Ataque de cães deixa 14 ovelhas mortas e 10 feridas em fazenda de Capim Grosso

    PM apreende drogas durante operação no distrito de Novo Paraíso, em Jacobina

    Veículo que transportava pacientes de Caldeirão Grande colide com animal na BR-407, em Pedras Altas

    Ex-jogador do Fluminense de Feira é morto a tiros em ataque a bar

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Vereador tem mandato cassado após acusação de agressão a colega e quebra de decoro parlamentar
    • Médico morre em colisão frontal entre carro e caminhão na BR-420, no Vale do Jiquiriçá
    • Ataque de cães deixa 14 ovelhas mortas e 10 feridas em fazenda de Capim Grosso
    • PM apreende drogas durante operação no distrito de Novo Paraíso, em Jacobina
    • Veículo que transportava pacientes de Caldeirão Grande colide com animal na BR-407, em Pedras Altas
    • Ex-jogador do Fluminense de Feira é morto a tiros em ataque a bar
    • Mulher sofre fratura na perna após queda em calçada no centro de Capim Grosso
    • Mais de 600 pessoas são presas em operações de segurança antes do São João na Bahia
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início - MPF investiga Embasa por suposto atentado à saúde pública e descaso no despejo de esgotos em praias de Salvador
    Bahia

    MPF investiga Embasa por suposto atentado à saúde pública e descaso no despejo de esgotos em praias de Salvador

    Redação FR NotíciasRedação FR Notícias28 de março de 20253 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    Descaso, falta de responsabilidade no serviço público e atentado contra a saúde pública. Essas são as alegações levantadas pelo Ministério Público Federal (MPF) que instaurou, na última terça-feira (25), um inquérito civil público contra a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em especial, a respeito do tratamento dos esgotos e efluentes despejados nas praias de Salvador.

    O inquérito foi aberto na mesma semana em que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspendeu a nomeação de candidatos aprovados no concurso público da Embasa após a empresa alegar um impacto financeiro significativo caso as nomeações fossem concretizadas — com custos adicionais que poderiam ultrapassar R$ 226 milhões por ano até 2029.

    O BNews obteve acesso à portaria do MPF, assinada pela procuradora Vanessa Gomes Previtera, que destaca que a investigação e busca apurar a responsabilidade da Embasa numa suposta poluição ou degradação da qualidade ambiental resultante de atividades diretas ou indiretas da empresa. 

    O Ministério Público Federal ressaltou que é dever do poder público proteger a fauna e a flora de práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade. Com isso, o inquérito civil público visa elucidar se as ações da Embasa geraram:

    • prejuízo à saúde, a segurança e ao bem-estar da população;
    • criação de condições adversas às atividades sociais e econômicas;
    • impacto às condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;
    • lançamento matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos;

    Uma cópia do ofício também foi enviada pelo MPF ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), uma vez que cabe ao órgão fiscalizar o cumprimento da legislação ambiental e de recursos hídricos na Bahia. 

    Apurar suposto descaso, falta de responsabilidade no serviço público e atentado contra a saúde pública por parte da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – SA – Embasa, notadamente quanto ao tratamento dos esgotos e efluentes que são despejados nas praias de Salvador”, dizia um trecho da portaria do MPF.

    O BNews questionou a Embasa sobre a investigação do MPF. Por meio de nota, a empresa destacou que informou ao MPF que vem cumprindo sua responsabilidade no serviço de esgotamento sanitário em Salvador, com cobertura atual de 89,71% para coleta e transporte de esgoto doméstico.

    A empresa opera uma rede extensa de infraestrutura, com mais de 4 mil km de redes coletoras, 190 estações elevatórias e 76 estações de tratamento de esgoto. Além disso, mantém cerca de 165 captações em tempo seco, solução temporária para minimizar lançamentos indevidos em áreas com ocupação desordenada, onde a urbanização ainda não permite a implantação de redes convencionais”, informou a Embasa ao BNews.

    Ainda de acordo com a companhia, as tubulações de saída de água nas praias, muitas vezes confundidas com esgoto, são estruturas das redes de drenagem pluvial, cuja gestão compete à Prefeitura de Salvador. A Embasa frisou que, durante períodos de chuvas, essas redes recebem resíduos sólidos das vias urbanas, o que pode causar alterações em sua coloração e odor, com presença de fuligem, sujeira das ruas.

    A empresa reitera seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados e está engajada em projetos de saneamento integrado, como o previsto para a sub-bacia do Alto Pituaçu, em parceria com o Estado e o Município, já aprovado no PAC”, afirmou a Embasa.

    A reportagem também tentou contato com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e com o Inema. No entanto, nenhuma resposta foi enviada até a publicação. Em ambos os casos, o espaço segue aberto e a matéria será atualizada em caso de eventual manifestação futura.

    BNEWS

    Embasa Esgoto Salvador
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    20 de junho de 2026

    Vereador tem mandato cassado após acusação de agressão a colega e quebra de decoro parlamentar

    20 de junho de 2026
    20 de junho de 2026

    Médico morre em colisão frontal entre carro e caminhão na BR-420, no Vale do Jiquiriçá

    20 de junho de 2026
    19 de junho de 2026

    Ex-jogador do Fluminense de Feira é morto a tiros em ataque a bar

    19 de junho de 2026
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    4 × cinco =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Vereador tem mandato cassado após acusação de agressão a colega e quebra de decoro parlamentar

    Médico morre em colisão frontal entre carro e caminhão na BR-420, no Vale do Jiquiriçá

    Ataque de cães deixa 14 ovelhas mortas e 10 feridas em fazenda de Capim Grosso

    PM apreende drogas durante operação no distrito de Novo Paraíso, em Jacobina

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2026 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.