Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Homem é morto a tiros na cidade de Serrolândia, na Bahia

    Moto é tomada de assalto no Barro Branco, em Jacobina

    Seis pessoas morrem em colisão entre carro e ônibus na PR-490

    Datafolha: Lula venceria Flávio Bolsonaro com ampla vantagem em eventual segundo turno

    Quatro pessoas ficam feridas em acidente de moto na BA-120, trecho entre Conceição do Coité e Retirolândia

    Raio mata seis cabeças de gado na zona rural de Cansanção

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Homem é morto a tiros na cidade de Serrolândia, na Bahia
    • Moto é tomada de assalto no Barro Branco, em Jacobina
    • Seis pessoas morrem em colisão entre carro e ônibus na PR-490
    • Datafolha: Lula venceria Flávio Bolsonaro com ampla vantagem em eventual segundo turno
    • Quatro pessoas ficam feridas em acidente de moto na BA-120, trecho entre Conceição do Coité e Retirolândia
    • Raio mata seis cabeças de gado na zona rural de Cansanção
    • Duas pessoas morrem em colisão entre ônibus e carro na BR-110 em Paulo Afonso
    • Esquecimento normal ou sinal de Alzheimer? Entenda as diferenças e saiba quando buscar ajuda
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início » Saiba quem são as pessoas que mais atraem o mosquito da dengue
    Brasil e Mundo

    Saiba quem são as pessoas que mais atraem o mosquito da dengue

    Redação FR NotíciasRedação FR Notícias24 de fevereiro de 20242 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

     

    Todo mundo está suscetível a ser picado pelo Aedes Aegypti, mas alguns de nós correm mais risco do que outros. De acordo com o infectologista da S.O.S Vida Matheus Todt, adolescentes e grávidas atraem mais o inseto. “O calor corporal, o suor e alguns hormônios podem chamar mais atenção”, diz.

    Roupas com cores escuras também podem ser atrativas Crédito: Pixabay

    Outro fator agravante destacado por Todt é o padrão respiratório. Os mosquitos buscam dióxido de carbono, que exalamos na respiração. Quanto mais ofegante a respiração, mais CO2 liberamos ao nosso redor.

    O infectologista acrescenta: prefira roupas claras, manga longa e calça comprida, e evite roupas escuras (que atraem o mosquito) e muito coladas ao corpo, pois elas permitem a picada.

    Os mosquitos também são atraídos pelo sebo, uma substância oleosa presente na pele que tem a função de proteção e pode provocar odor que, mesmo que os humanos não possam sentir, os mosquitos podem. É por isso que os repelentes atuam formando uma camada de vapor que possui certo odor. As substâncias com as quais são formulados não eliminam os insetos, mas os impedem de se aproximar da pele.

    Vale destacar que o uso de hidratantes e perfumes não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que afirma que tais produtos podem atrair o mosquito, ao contrário do que muita gente pensa.

    Outra crença que não passa de um mito é a de que ingerir vitaminas do complexo B pode servir como prevenção. “Não há comprovação científica. Do que se testou até hoje, não temos evidências para acreditar nisso. Não há nada que possamos ingerir, nem o alho (como muita gente acredita) com eficácia comprovada, que sirva como prevenção das doenças causadas pelo Aedes Aegypt”, coloca a bióloga Diva Tavares, doutora em patologia.

    A bióloga ainda destaca uma curiosidade: embora para o mosquito da dengue não haja, até o momento, comprovação, para uma espécie transmissora da malária já há estudos que indicam que o consumo de álcool torna a pessoa mais convidativa para ser picada.

    Fonte: Correio

    Grávidas e adolescentes Infectologista Mosquito da dengue
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    7 de dezembro de 2025

    Homem é morto a tiros na cidade de Serrolândia, na Bahia

    7 de dezembro de 2025
    7 de dezembro de 2025

    Moto é tomada de assalto no Barro Branco, em Jacobina

    7 de dezembro de 2025
    7 de dezembro de 2025

    Seis pessoas morrem em colisão entre carro e ônibus na PR-490

    7 de dezembro de 2025
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    20 − 1 =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Homem é morto a tiros na cidade de Serrolândia, na Bahia

    Moto é tomada de assalto no Barro Branco, em Jacobina

    Seis pessoas morrem em colisão entre carro e ônibus na PR-490

    Datafolha: Lula venceria Flávio Bolsonaro com ampla vantagem em eventual segundo turno

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2025 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.