Um contêiner acoplado em uma carreta de placas KCI-5872 tombou, na tarde desta terça-feira (3), em cima de um carro modelo ônix, placas QZE-9C02, na rua Zebu, bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus. O motorista do carro, Ítalo da Silva Prado, morreu.
Câmeras de segurança instaladas próximas ao local capturaram o momento do acidente entre o caminhão e o carro. Testemunhas informaram que após o tombamento, o condutor do caminhão fugiu do local por medo de represálias.
O corpo da vítima já foi retirado e levado ao Instituto Médico Legal (IML).
O diretor de operações do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Stanley Ventilare, detalhou que o contêiner não se soltou do caminhão, uma vez que o veículo tombou junto com a carga. “A informações que obtivemos é que ele (o caminhão) estava entrando (no Porto Chibatão) e consequentemente por algum problema acabou tombando no veículo”.
Adson Jesus, perito criminal, declarou de maneira preliminar que o peso e a velocidade contribuíram para o tombamento. “A questão aqui, por mais que seja com pouca carga, essa conversão da via, com essa inclinação não ajuda. A recomendação é que seja evitada essa conversão”. O perito se refere a conversão entre as ruas Desembargador Filismino Soares e a estrada do Paredão (Zebu)
O perito criminal pontuou que a responsabilidade pelo acidente fica com a carreta. “O Código de Trânsito (Brasileiro) é bem claro enquanto a isso: o condutor tem que conduzir o veículo de forma segura, para evitar acidentes. Como possivelmente ele (motorista do caminhão) estava com a velocidade acima para fazer essa conversão, a responsabilidade fica com a carreta”. Representantes da empresa proprietária da carreta estiveram no acidente, mas não quiseram se pronunciar.
Fonte: A Critica