TEN
Slider2
  • Início
  • Capim Grosso
  • Região
  • Bahia
  • Brasil e Mundo
  • Politica e Esporte
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Capim Grosso
  • Região
  • Bahia
  • Brasil e Mundo
  • Politica e Esporte
Sem Resultado
Ver todos os resultados
TEN
Slider2
Sem Resultado
Ver todos os resultados

China se prepara para nova onda de Covid com 65 milhões de casos por semana

 

Foto: Noel Celis / AFP

A nova onda – já esperada, segundo Zhong – começou em abril, quando a Covid voltou a superar a gripe comum como principal doença infecciosa na China. Já nesta última semana de maio, os casos devem superar a marca de 40 milhões de infecções semanais.

O aviso de Zhong, em alguma medida, confirma relatos que vinham se multiplicando nas redes sociais, em plataformas chinesas como o Weibo e em americanas como o Twitter. As publicações apontavam indícios de que o coronavírus está de volta à circulação na China e ganharam força com imagens de Xi Jinping.

Em 10 de maio, por exemplo, a agência estatal de notícias “Xinhua” mostrou a visita do dirigente chinês a Xiong’an, uma “cidade do futuro” em construção cem quilômetros ao sul de Pequim. Nas fotos, Xi e toda a sua comitiva usavam máscaras de proteção.

Dois dias depois, em Shijiazhuang, o dirigente e seu entorno novamente protegiam boca e nariz com o item de segurança durante visita a um salão de exposições de uma futura indústria biomédica.

Mesmo em eventos oficiais em que Xi apareceu sem máscara, como ao receber na quarta-feira (24) o premiê da Rússia, Mikhail Michustin, em Pequim, chama a atenção o fato de todas as pessoas presentes ao redor das longuíssimas mesas do Grande Salão do Povo estarem usando o equipamento.

Soma-se a isso a repercussão do cancelamento em sequência, com avisos de última hora e sem explicação, de diferentes eventos públicos, como uma convenção de empresários de tecnologia em Xangai, em 14 de maio, e um festival de música popular nos arredores de Pequim, em 20 de maio.

Zhong, consultor do governo para Covid-19 desde o início da pandemia, falou numa conferência em Guangzhou acompanhada pelo jornal Pengpai Xinwen (The Paper), de Xangai. Segundo ele, a estratégia chinesa de controle, antes voltada à prevenção das infecções, foi ajustada para prevenir doenças graves, porque a própria infecção pelas subvariantes XBB da ômicron se tornou difícil de evitar.

Novas vacinas chinesas

Junto com o aviso da nova onda, Zhong salientou que duas vacinas chinesas que podem combater as cepas mutantes XBB, hoje dominantes mundialmente, foram aprovadas de forma preliminar e estarão disponíveis “em breve”. Outras três ou quatro estariam a caminho para aprovação.

“Na pesquisa de vacinas mais eficazes, podemos ficar à frente do mundo”, ele teria dito, ao comentar a importância do desenvolvimento de imunizantes chineses específicos para as subvariantes XBB. O Centro de Controle e Prevenção da China identificou o primeiro caso de XBB.1.5 há cerca de três meses e outras subvariantes, como XBB.1.9.1 e XBB.1.16, em abril.

Na semana passada, um grupo consultivo da Organização Mundial de Saúde divulgou uma recomendação global para as vacinas serem atualizadas, neste ano, especificamente para XBB.1.5 ou XBB.1.16, consideradas “variantes de interesse” pela entidade. Desde a ômicron em novembro de 2021, não há mais linhagens do coronavírus classificadas como “variante de preocupação”.

Em parte por se tratar de reinfecção, a expectativa é de que a onda chinesa seja leve, talvez até invisível, como aconteceu com a XBB.1.5 nos EUA e na Europa. No Brasil, o primeiro caso da subvariante foi identificado no interior de São Paulo, em janeiro, também sem maior impacto nos meses seguintes.

Se 65 milhões de novas infecções por semana previstas para a China são expressivos, importante lembrar que o pico registrado em 20 de dezembro de 2022 foi de 37 milhões de casos diários. Na ocasião, a Covid zero dava seus últimos suspiros.

Não há perspectiva de nenhuma retomada de restrições em grande escala e das enormes forças-tarefas de testagem obrigatória em massa. É pouco provável, portanto, que se veja na China uma nova versão da política de rigorosas medidas de prevenção e controle que se estendeu durante todo o período mais crítico da pandemia até ser encerrada depois de raros e ruidosos protestos que se espalharam em grandes cidades chinesas.

Mas esses altos e baixos no cenário epidemiológico vieram para ficar. Segundo Xie Xiaoliang, professor da Universidade de Pequim, a China precisará se preparar para mais uma onda de Covid-19 no inverno, no final deste ano. No Keji Ribao, publicação diária do Ministério de Ciência e Tecnologia da China, Xie afirmou que “dados mundiais mostram que as mutações podem desencadear intermitentemente várias rodadas de picos de infecções, aproximadamente uma vez a cada cinco meses”.

Fonte: OTEMPO

Tags: Novo Surto deNovo Surto De Covid-19
CompartilhadoTweetEnviarCompartilhado

Leia Também

Brasil e Mundo

Presidente da Uganda sanciona lei que prevê pena de morte para homossexuais

31/05/2023

Yoweri Museveni, presidente da Uganda, sancionou uma lei, nesta segunda-feira (29), que prevê pena de morte para membros da comunidade...

Leia Mais

STF decide que demissão sem causa não precisa de justificativa

29/05/2023

Com cinco estreantes, Seleção Brasileira é convocada para amistosos contra Guiné e Senegal

28/05/2023
Próxima Postagem

Mais de 20 pessoas são resgatadas de trabalho similar ao de escravo em fazenda na BA; documentos estavam retidos com proprietário

Deixe o Seu Comentário

Mais Notícias

Bahia: Taxista é assassinado a tiros e pedradas

02/06/2023

  Um taxista foi assassinado na noite dessa quinta-feira (1°), na localidade de Baiacu, em Vera Cruz. Conforme informações, ele...

Jovem capim-grossense faz rifa para buscar o sonho de se tornar jogador profissional na Alemanha

02/06/2023

Pedro Henrique de Miranda Conceição, um jovem talentoso de 20 anos, tem um grande sonho: se tornar um jogador de...

Rifeiro é morto a tiros dentro de edifício Empresarial em Bairro nobre de Salvador

01/06/2023

Foto Reprodução/Redes sociais Segundo pessoas que estavam no local, ele foi atingido por um disparo de...

Capim Grosso tem primeira prisão pelo sistema de reconhecimento facial

01/06/2023

Um procurado da Justiça pelo crime de homicídio é o primeiro capturado pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da...

© 2023 FR Notícias
74 99198-7529 contatos@frnoticias.com Desenvolvimento VRWebd

  • Home
  • Capim Grosso
  • Região
  • Bahia
  • Brasil e Mundo
  • Politica e Esporte
  • Contato

Siga-nos

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Capim Grosso
  • Região
  • Bahia
  • Brasil e Mundo
  • Politica e Esporte

© 2023 FR Notícias
74 99198-7529 contatos@frnoticias.com Desenvolvimento VRWebd

Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Gerenciar fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}