Fortes chuvas voltam a provocar enchentes e outros estragos neste sábado (18) no Rio Grande do Sul. Uma das regiões atingidas é o Vale do Taquari, que havia sido alvo de enxurrada no início de setembro. Também há registros de prejuízos em casas e queda de árvores em locais como a serra gaúcha.
No município de Imigrante (a 127 km de Porto Alegre), no Vale do Taquari, uma barragem se rompeu, inundando ruas e residências, segundo a prefeitura.
Ainda de acordo com a administração municipal, que decretou situação de emergência, um pontilhão e uma pinguela (pequena ponte) não resistiram à força da água. A Prefeitura de Imigrante afirmou que há ameaça de deslizamentos e pediu para que as pessoas em áreas de risco deixem suas casas.
Em Lajeado (a 116 km de Porto Alegre), a elevação do rio Taquari alagou ruas e forçou a retirada de famílias de suas casas.
Às 13h deste sábado, o nível do rio chegou a 25,04 m em uma medição realizada pela prefeitura. Isso indica um aumento de 34 cm em uma hora. Segundo a administração municipal, o Taquari começa a atingir as casas a partir da cota de 19,8 m.
A Prefeitura de Lajeado afirmou durante a manhã que em torno de 105 famílias (ou 290 pessoas) já haviam sido levadas para abrigo em um parque da cidade. Os alagamentos também interditaram ruas no município.
Fonte: Bahia Notícias