Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Motociclista morre após colidir com cavalo na BA-131, em Jacobina

    Operação contra o tráfico de animais resgata aves silvestres em Capim Grosso e outras cinco cidades baianas

    Cantora Jéssica Costa morre em grave acidente a caminho de show no Maranhão

    Homem mata irmã com golpes de machado e fere os pais idosos em Alagoinhas

    Guarda municipal tem perna amputada após grave colisão entre moto e carro na BA-120, em Queimadas

    Agricultor é morto a facadas após discussão em bar no distrito de Lages do Batata, em Jacobina

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Motociclista morre após colidir com cavalo na BA-131, em Jacobina
    • Operação contra o tráfico de animais resgata aves silvestres em Capim Grosso e outras cinco cidades baianas
    • Cantora Jéssica Costa morre em grave acidente a caminho de show no Maranhão
    • Homem mata irmã com golpes de machado e fere os pais idosos em Alagoinhas
    • Guarda municipal tem perna amputada após grave colisão entre moto e carro na BA-120, em Queimadas
    • Agricultor é morto a facadas após discussão em bar no distrito de Lages do Batata, em Jacobina
    • Dois graves acidentes mobilizam equipes de resgate em intervalo de 30 minutos em Riachão do Jacuípe
    • Arraiá do Seu Barreto finaliza neste domingo com shows de Silvano Sales e Tayrone 
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início - Conta de luz mais barata: governo prepara medida para ampliar descontos
    Brasil e Mundo

    Conta de luz mais barata: governo prepara medida para ampliar descontos

    Redação FR NotíciasRedação FR Notícias6 de maio de 20254 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    O Palácio do Planalto concluiu a análise da medida provisória (MP) que prevê a reforma do setor elétrico no Brasil, incluindo a redução da tarifa de luz para cerca de 60 milhões de brasileiros. As informações são de interlocutores do Palácio do Planalto e do Ministério de Minas e Energia (MME).

    A modernização do setor elétrico, com a abertura do mercado livre de energia, requer profissionais que entendam a dinâmica do processo de aquisição — Foto: Getty Images

    A expectativa é que o texto seja enviado ao Congresso ainda nesta semana. A matéria prevê que as mudanças comecem a valer em junho. O texto foi construído no Ministério de Minas e Energia e ficou sob análise na Casa Civil nas últimas semanas. A proposta prevê a ampliação da tarifa social para 60 milhões de consumidores.

    Num primeiro momento, cerca de 14 milhões terão gratuidade. Os 46 milhões restantes terão um desconto significativo. A avaliação é que a matéria está madura para ser enviada ao Congresso. A conta será gratuita para os consumidores com renda per capita mensal de até meio salário mínimo, inscritos no CadÚnico e com consumo de até 80 kw/h por mês.

    Para quem se enquadrar nos critérios de renda e consumir acima de 80 kW/h até 120 kW/h, haverá uma cobrança proporcional, dos kw/h consumidos acima da marca de 80. Atualmente, apenas indígenas e quilombolas têm gratuidade. Famílias de baixa renda que estão no CadÚnico têm um desconto que pode chegar a 65% do total da conta.

    O custo das mudanças é estimado em R$ 4,5 bilhões por ano. O dinheiro para bancar a ampliação da tarifa social virá da redistribuição dos encargos dentro do próprio setor. Ou seja, a MP prevê o corte de subsídios para fontes de energia mais limpa, como a eólica e solar. Hoje, os subsídios a essas fontes são custeados por todos os consumidores.

    Além disso, as contas dos demais consumidores terá um aumento de 1,4%. A MP estabelece ainda a abertura do mercado de energia a partir de 2027. Pela regra, todos os consumidores vão poder escolher de qual empresa querem comprar a energia — a exemplo do que ocorre com operadoras de celular.

    Hoje, o chamado “mercado livre’ é restrito a grandes consumidores, como indústrias e estabelecimentos comerciais de grande porte.

    Disputa política

    O governo vê na medida, caso seja aprovada, potencial para ser uma marca do terceiro mandato de Lula num ano pré-eleitoral. Houve ruídos, no entanto, na forma como a proposta foi divulgada. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou a proposta em abril, após evento com empresários no Rio de Janeiro, e depois voltou a detalhar a matéria num café com jornalistas.

    A apresentação do tema foi feita à revelia da Secretaria de Comunicação Social (Secom), o que gerou mal-estar entre ministros palacianos. Agora, há um entendimento que o assunto, dentro do governo, está pacificado.

    O enfrentamento se dará com a oposição e com os grupos de lobby que atuam no Congresso nesse tema. O ex-presidente Jair Bolsonaro, em postagens recentes nas redes sociais, já acusou o governo Lula de propor o encarecimento da conta dos brasileiros para bancar a gratuidade para uma parcela da população.

    Bolsonaro argumenta ainda que a abertura do setor foi iniciada por ele, com uma portaria assinada em 2022 pelo então ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachshida.

    Em resposta por meio de nota, Alexandre Silveira afirmou: “a referida portaria autorizou a abertura de mercado apenas para um grupo restrito de empresas conectadas à alta tensão, sem respaldo em alterações legislativas ou normativas adequadas, o que gerou impactos negativos à população mais vulnerável — como apontado em análise do TCU (Tribunal de Contas da União).”

    O ministro acrescentou ainda que é “igualmente incorreta a alegação de que haverá transferência de custos para os consumidores em geral. Vamos reavaliar e reduzir gradativamente esses subsídios — que hoje superam R$ 40 bilhões — para garantir energia gratuita a 60 milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade.”

     

    Conta de luz valor
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    13 de julho de 2026

    Cantora Jéssica Costa morre em grave acidente a caminho de show no Maranhão

    13 de julho de 2026
    10 de julho de 2026

    Incêndio florestal deixa 12 mortos e 19 desaparecidos no sul da Espanha

    10 de julho de 2026
    9 de julho de 2026

    Menino de 3 anos morre após ser espancado pelo pai por não dar “bom dia”

    9 de julho de 2026
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    1 × 1 =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Motociclista morre após colidir com cavalo na BA-131, em Jacobina

    Operação contra o tráfico de animais resgata aves silvestres em Capim Grosso e outras cinco cidades baianas

    Cantora Jéssica Costa morre em grave acidente a caminho de show no Maranhão

    Homem mata irmã com golpes de machado e fere os pais idosos em Alagoinhas

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2026 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.