Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Vereador é alvo de operação por ameaças à ex-companheira e tem quatro facões apreendidos na Bahia

    Justiça afasta presidente e Mesa Diretora da Câmara de São Domingos por irregularidade na reeleição

    Duas crianças ficam feridas ao defender a mãe de ataque com facão na Bahia; suspeito é procurado

    Jogador de futebol morre após bater motocicleta em cavalo em Alagoinhas

    Operação prende grupo suspeito de agiotagem em Campo Formoso, Senhor do Bonfim e São José do Jacuípe

    Mulher de 67 anos morre após se engasgar com alimento em Riachão do Jacuípe

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Vereador é alvo de operação por ameaças à ex-companheira e tem quatro facões apreendidos na Bahia
    • Justiça afasta presidente e Mesa Diretora da Câmara de São Domingos por irregularidade na reeleição
    • Duas crianças ficam feridas ao defender a mãe de ataque com facão na Bahia; suspeito é procurado
    • Jogador de futebol morre após bater motocicleta em cavalo em Alagoinhas
    • Operação prende grupo suspeito de agiotagem em Campo Formoso, Senhor do Bonfim e São José do Jacuípe
    • Mulher de 67 anos morre após se engasgar com alimento em Riachão do Jacuípe
    • Pai, mãe e filha são encontrados mortos dentro de residência em Petrolina
    • Vereador de Pé de Serra tem mandato cassado por apresentar comprovante de escolaridade falso
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início - Justiça afasta presidente e Mesa Diretora da Câmara de São Domingos por irregularidade na reeleição
    Região

    Justiça afasta presidente e Mesa Diretora da Câmara de São Domingos por irregularidade na reeleição

    MoreiraMoreira21 de julho de 20263 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    A Justiça determinou o afastamento do presidente e de todos os integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Domingos, no nordeste da Bahia. A decisão foi proferida na última sexta-feira (17) pelo juiz Joel Firmino Júnior, que também determinou a realização de uma nova eleição para a composição da Mesa até esta quarta-feira (22).

    Foto: redes sociais

    Foram destituídos dos cargos o presidente Agnaldo Carneiro de Freitas (PSD), o vice-presidente Lucival de Souza Araújo, o primeiro-secretário Benercleno Almeida Santos e o segundo-secretário José Vanderlon da Silva Teixeira.

    A decisão atende a uma ação movida pelo vereador Herbert Carneiro, que questionou a legalidade da eleição de Agnaldo Carneiro para a presidência da Câmara no biênio 2025/2026. Segundo a ação, o parlamentar foi reconduzido ao cargo pela terceira vez consecutiva, em desacordo com a Constituição Federal, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e o próprio Regimento Interno da Casa.

    Limite para reeleição

    De acordo com o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os presidentes das Mesas Diretoras dos Legislativos podem disputar apenas uma reeleição consecutiva para o mesmo cargo, não sendo permitida uma segunda recondução seguida. Na prática, um presidente pode exercer dois mandatos consecutivos à frente da Mesa Diretora, mas fica impedido de disputar um terceiro mandato consecutivo, devendo aguardar a interrupção da sequência para voltar a concorrer ao mesmo cargo.

    Ao analisar o caso, o magistrado destacou que o Regimento Interno da Câmara de São Domingos também é claro ao estabelecer que a reeleição é permitida apenas para a eleição imediatamente subsequente, vedando uma segunda reeleição consecutiva.

    A defesa de Agnaldo Carneiro e da Câmara Municipal sustentou que, conforme entendimento do STF, o mandato referente ao biênio 2021/2022 não deveria ser considerado na contagem, fazendo com que o biênio 2023/2024 fosse o primeiro mandato juridicamente relevante e o biênio 2025/2026 configurasse apenas a primeira recondução permitida.

    No entanto, o juiz rejeitou esse argumento. Na decisão, ele ressaltou que o marco temporal estabelecido pelo STF em 7 de janeiro de 2021 teve como finalidade apenas preservar situações já consolidadas quando houve a mudança de entendimento da Corte, garantindo segurança jurídica às Mesas Diretoras eleitas sob a regra anterior, que admitia reeleições sucessivas. Segundo o magistrado, esse marco não autoriza novas interpretações que permitam uma terceira eleição consecutiva para o mesmo cargo.

    Com a decisão, a Câmara Municipal de São Domingos deverá realizar uma nova eleição para recompor sua Mesa Diretora, conforme o prazo fixado pela Justiça. A decisão ainda pode ser objeto de recurso.

    Redação FR Notícias, com informações do comunicador Jean Mendes

    Câmara São Domingos Mesa diretora Presidente afastado reeleição
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    21 de julho de 2026

    Operação prende grupo suspeito de agiotagem em Campo Formoso, Senhor do Bonfim e São José do Jacuípe

    21 de julho de 2026
    21 de julho de 2026

    Mulher de 67 anos morre após se engasgar com alimento em Riachão do Jacuípe

    21 de julho de 2026
    21 de julho de 2026

    Vereador de Pé de Serra tem mandato cassado por apresentar comprovante de escolaridade falso

    21 de julho de 2026
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    treze − 2 =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Vereador é alvo de operação por ameaças à ex-companheira e tem quatro facões apreendidos na Bahia

    Justiça afasta presidente e Mesa Diretora da Câmara de São Domingos por irregularidade na reeleição

    Duas crianças ficam feridas ao defender a mãe de ataque com facão na Bahia; suspeito é procurado

    Jogador de futebol morre após bater motocicleta em cavalo em Alagoinhas

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2026 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.