Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Homem é preso suspeito de homicídio em Campo Formoso

    Justiça determina que Várzea da Roça implemente políticas de segurança pública após ação do MP-BA

    “Por Trás das Máscaras”: livro que retrata a pandemia em Capim Grosso terá lançamento na FLICG

    Guarda Municipal de São José do Jacuípe recupera motocicleta roubada e devolve aos proprietários

    TOCA FC conquista o título do Campeonato Municipal de Capim Grosso 2026

    Motorista fica ferido após colisão entre caminhões na BR-324, em Conceição do Jacuípe

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Homem é preso suspeito de homicídio em Campo Formoso
    • Justiça determina que Várzea da Roça implemente políticas de segurança pública após ação do MP-BA
    • “Por Trás das Máscaras”: livro que retrata a pandemia em Capim Grosso terá lançamento na FLICG
    • Guarda Municipal de São José do Jacuípe recupera motocicleta roubada e devolve aos proprietários
    • TOCA FC conquista o título do Campeonato Municipal de Capim Grosso 2026
    • Motorista fica ferido após colisão entre caminhões na BR-324, em Conceição do Jacuípe
    • Partido acusa vereador de Jacobina de falsificar carta de presidente nacional em processo de desfiliação partidária
    • Mãe é baleada ao tentar proteger filha de ataque do ex-namorado na Bahia; homem foi preso
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início - Justiça determina que Várzea da Roça implemente políticas de segurança pública após ação do MP-BA
    Região

    Justiça determina que Várzea da Roça implemente políticas de segurança pública após ação do MP-BA

    MoreiraMoreira7 de maio de 20263 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    O Município de Várzea da Roça, na Bahia, deverá implantar um conjunto de políticas estruturantes voltadas à segurança pública local, conforme decisão judicial do dia 15 de abril. A determinação atende a pedidos liminares apresentados em ação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do promotor de Justiça Hugo César Fidélis, no âmbito do projeto “Município Seguro”.

    Foto: Reprodução / Redes Sociais

    Na ação, o MP-BA registrou que o município não dispõe de instrumentos essenciais de governança na área, como plano, conselho e fundo municipal de segurança pública, ouvidoria específica, além de não estar integrado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). Segundo o promotor, a omissão compromete a análise dos índices de criminalidade e impede o acesso a recursos federais e estaduais destinados ao setor, agravando o cenário de violência local.

    Com a atuação do MP-BA, foi determinado que o município adote, em prazos definidos, uma série de providências. Entre as medidas estão a criação de órgão administrativo responsável pela política de segurança pública e defesa social; o encaminhamento de projeto de lei para instituição do conselho e do fundo municipal de segurança pública; a regulamentação e efetiva implementação desses mecanismos; a criação de ouvidoria autônoma; a integração ao Sinesp; e a elaboração do plano municipal de segurança pública, precedido de diagnóstico técnico da realidade local. O município também deverá aderir, em curto prazo, a programas federais ou estaduais de apoio à construção desse planejamento.

    De acordo com o promotor de Justiça Hugo César Fidélis, “a decisão reafirma que a implementação das estruturas mínimas de governança em segurança pública nos municípios garante a proteção de direitos fundamentais e o acesso a políticas públicas eficazes. O Projeto Município Seguro atua exatamente nesse ponto, promovendo a organização dos municípios para que possam planejar, executar e avaliar suas ações de forma integrada e baseada em dados”.

    O projeto “Município Seguro” foi desenvolvido pelo MP-BA com o propósito de induzir a adesão dos municípios baianos ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), promovendo a institucionalização de instrumentos de governança, planejamento e controle social na área.

    A iniciativa busca consolidar uma abordagem preventiva e integrada da segurança pública, com base em dados, planejamento estratégico e participação social. O projeto também se insere no contexto do Programa Bahia pela Paz, política pública estadual voltada à redução da violência e à promoção de territórios mais seguros por meio de ações intersetoriais e cooperação entre instituições.

    Fonte: Bahia Notícias

    MP-BA segurança Várzea da Roça
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    7 de maio de 2026

    Homem é preso suspeito de homicídio em Campo Formoso

    7 de maio de 2026
    7 de maio de 2026

    Guarda Municipal de São José do Jacuípe recupera motocicleta roubada e devolve aos proprietários

    7 de maio de 2026
    7 de maio de 2026

    Suspeito de violência doméstica é preso durante ação da Polícia Civil em Serrolândia

    7 de maio de 2026
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    15 − 8 =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Homem é preso suspeito de homicídio em Campo Formoso

    Justiça determina que Várzea da Roça implemente políticas de segurança pública após ação do MP-BA

    “Por Trás das Máscaras”: livro que retrata a pandemia em Capim Grosso terá lançamento na FLICG

    Guarda Municipal de São José do Jacuípe recupera motocicleta roubada e devolve aos proprietários

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2026 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.