Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Vereador tem mandato cassado após acusação de agressão a colega e quebra de decoro parlamentar

    Médico morre em colisão frontal entre carro e caminhão na BR-420, no Vale do Jiquiriçá

    Ataque de cães deixa 14 ovelhas mortas e 10 feridas em fazenda de Capim Grosso

    PM apreende drogas durante operação no distrito de Novo Paraíso, em Jacobina

    Veículo que transportava pacientes de Caldeirão Grande colide com animal na BR-407, em Pedras Altas

    Ex-jogador do Fluminense de Feira é morto a tiros em ataque a bar

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Vereador tem mandato cassado após acusação de agressão a colega e quebra de decoro parlamentar
    • Médico morre em colisão frontal entre carro e caminhão na BR-420, no Vale do Jiquiriçá
    • Ataque de cães deixa 14 ovelhas mortas e 10 feridas em fazenda de Capim Grosso
    • PM apreende drogas durante operação no distrito de Novo Paraíso, em Jacobina
    • Veículo que transportava pacientes de Caldeirão Grande colide com animal na BR-407, em Pedras Altas
    • Ex-jogador do Fluminense de Feira é morto a tiros em ataque a bar
    • Mulher sofre fratura na perna após queda em calçada no centro de Capim Grosso
    • Mais de 600 pessoas são presas em operações de segurança antes do São João na Bahia
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início - Nova Fátima é mais uma cidade a protestar contra a falta de água da Embasa na região
    Destaque

    Nova Fátima é mais uma cidade a protestar contra a falta de água da Embasa na região

    MoreiraMoreira14 de janeiro de 20262 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    O município de Nova Fátima é mais uma cidade a manifestar publicamente indignação contra a falta recorrente de abastecimento de água por parte da Empresa Baiana de Águas e Esgoto (Embasa). O protesto se soma a uma série de reclamações registradas nos últimos meses em diversas cidades da região sisaleira e da Bacia do Jacuípe, principalmente naquelas abastecidas pela Adutora do Sisal.

    Foto Reprodução

    A crise no fornecimento de água tem atingido tanto áreas urbanas quanto povoados rurais. Comunidades como Baixa Grande, no município de Quixabeira, além de Barracas e Itatiaia, enfrentam longos períodos sem água nas torneiras. Em Capim Grosso, moradores relatam interrupções frequentes no abastecimento, situação que tem gerado dificuldades para atividades básicas do dia a dia.

    Diante do agravamento do problema, lideranças políticas e comunitárias promoveram uma audiência pública em Nova Fátima, que reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, representantes de sindicatos, associações e moradores de diversos municípios da região. O encontro discutiu o caos no abastecimento de água e deliberou uma série de encaminhamentos, como a cobrança de providências imediatas do Governo do Estado, a possibilidade de ações judiciais contra a Embasa, a criação de uma comissão regional de vereadores e a mobilização popular por meio de denúncias formais aos órgãos de controle. A ausência de representantes da Embasa, apesar de oficialmente convidada, foi duramente criticada e considerada um desrespeito às populações afetadas.

    A insatisfação popular tem crescido à medida que o problema se arrasta sem soluções definitivas. Em alguns locais, os moradores relatam semanas e até mais de um mês sem abastecimento regular, cenário que compromete a saúde pública, o funcionamento do comércio e a rotina das famílias.

    Em nota, a Embasa afirma que grande parte das falhas no abastecimento ocorre em razão de quedas e instabilidades no fornecimento de energia elétrica, que afetam o funcionamento dos sistemas de bombeamento e, em alguns casos, provocam danos a equipamentos, prejudicando a regularidade do serviço.

    Apesar da justificativa, gestores públicos e moradores questionam a repetição dos problemas e cobram investimentos estruturais, manutenção adequada da Adutora do Sisal e medidas emergenciais que garantam o acesso contínuo à água potável.

    Enquanto soluções concretas não são apresentadas, cidades e povoados da região seguem convivendo com a insegurança hídrica, ampliando a pressão sobre a concessionária e o Governo do Estado por respostas efetivas.

    Redação FR Notícias/ com informações CN

    água audiência Embasa Falta Nova Fátima protestos
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    20 de junho de 2026

    Médico morre em colisão frontal entre carro e caminhão na BR-420, no Vale do Jiquiriçá

    20 de junho de 2026
    20 de junho de 2026

    Ataque de cães deixa 14 ovelhas mortas e 10 feridas em fazenda de Capim Grosso

    20 de junho de 2026
    20 de junho de 2026

    PM apreende drogas durante operação no distrito de Novo Paraíso, em Jacobina

    20 de junho de 2026
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    vinte − 17 =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Vereador tem mandato cassado após acusação de agressão a colega e quebra de decoro parlamentar

    Médico morre em colisão frontal entre carro e caminhão na BR-420, no Vale do Jiquiriçá

    Ataque de cães deixa 14 ovelhas mortas e 10 feridas em fazenda de Capim Grosso

    PM apreende drogas durante operação no distrito de Novo Paraíso, em Jacobina

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2026 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.