Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Pai é preso suspeito de espancar filha de 12 anos até a morte após descobrir conversa com garoto em rede social

    Motorista morre após colisão com animal na pista em Ourolândia

    Corpo de jovem desaparecido é encontrado após mãe receber vídeo de suposta execução em Irecê

    Corrida José Jambeiro Rios reúne mais de 600 atletas em São José de Jacuípe

    Homem é detido suspeito de esconder droga dentro de bombinha de asma em Serrinha

    Mulher é presa em Jacobina suspeita de aplicar golpe do falso PIX em pizzaria

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Pai é preso suspeito de espancar filha de 12 anos até a morte após descobrir conversa com garoto em rede social
    • Motorista morre após colisão com animal na pista em Ourolândia
    • Corpo de jovem desaparecido é encontrado após mãe receber vídeo de suposta execução em Irecê
    • Corrida José Jambeiro Rios reúne mais de 600 atletas em São José de Jacuípe
    • Homem é detido suspeito de esconder droga dentro de bombinha de asma em Serrinha
    • Mulher é presa em Jacobina suspeita de aplicar golpe do falso PIX em pizzaria
    • UPA de Capim Grosso realiza mais de 400 atendimentos no fim de semana e registra 13 vítimas de acidentes de trânsito
    • Entenda como vai funcionar a renovação automática da CNH para bons condutores
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início - O que está acontecendo em Maceió? Entenda o risco de colapso da mina da Braskem
    Brasil e Mundo

    O que está acontecendo em Maceió? Entenda o risco de colapso da mina da Braskem

    Redação FR NotíciasRedação FR Notícias1 de dezembro de 20232 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    Famílias precisaram deixar a região do bairro de Mutange, em Maceió (AL), por causa do risco de uma mina da Braskem colapsar e o solo ceder. Os primeiros danos ocorreram em fevereiro de 2018 e atingiram parte das ruas do bairro. Na ocasião, mais de 55 mil pessoas precisaram deixar as suas casas.

     REPRODUÇÃO/RECORD                                                                                                                    

    Agora, o rompimento de uma das minas de sal-gema exploradas pela empresa deixou a situação ainda pior. Segundo a Defesa Civil, nas últimas 48 horas, o chão cedeu 1 metro e está afundando 2 centímetros a cada 60 minutos.

    A preocupação é que o desabamento possa ocasionar grandes crateras, além de tremores. O efeito cascata de rompimento de solos em outras regiões também é uma possibilidade. Cinco abalos sísmicos foram registrados no bairro de Mutange somente no mês de novembro.

    Entenda o risco:

    • A exploração do sal-gema começou na década de 1970 em Maceió. Desde então, foram criados 35 poços de extração;

    • Em 2018, um forte tremor de terra fez surgir as primeiras rachaduras nos bairros. Uma delas tem 280 metros de extensão;

    • Agora, uma das minas do bairro Mutange corre o risco de colapsar e afundar todo o solo. Uma capa extremamente fina cobre a cavidade da mina 18.

    Por que o sal-gema é extraído?

    Essa e outras minas foram criadas em decorrência da atividade de mineração para a extração de sal-gema, um cloreto de sódio usado para produzir soda cáustica e policloreto de vinila (PVC).

    Essas minas são como cavernas e ficam sob uma lagoa. O topo dessas cavernas pode colapsar a qualquer momento. Os possíveis impactos ambientais são imprevisíveis.

    Estado de emergência

    A Prefeitura de Maceió decretou estado de emergência por causa do risco iminente de colapso.

    Pacientes de um hospital no bairro de Pinheiros foram transferidos para outras unidades de saúde, já que o Hospital Sanatório fica perto do bairro de Mutange, afetado pela atividade de mineração da Braskem.

    A empresa diz estar mobilizada e afirma monitorar a situação da mina 18.

    Fonte:  R7

    Maceió Alagoas Mina Braskem Risco De Colapso
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    8 de junho de 2026

    Pai é preso suspeito de espancar filha de 12 anos até a morte após descobrir conversa com garoto em rede social

    8 de junho de 2026
    8 de junho de 2026

    Entenda como vai funcionar a renovação automática da CNH para bons condutores

    8 de junho de 2026
    5 de junho de 2026

    Brasil registrou um feminicídio a cada 5 horas em 2025; Acre lidera ranking dos estados mais perigosos para as mulheres

    5 de junho de 2026
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    9 + 2 =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Pai é preso suspeito de espancar filha de 12 anos até a morte após descobrir conversa com garoto em rede social

    Motorista morre após colisão com animal na pista em Ourolândia

    Corpo de jovem desaparecido é encontrado após mãe receber vídeo de suposta execução em Irecê

    Corrida José Jambeiro Rios reúne mais de 600 atletas em São José de Jacuípe

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2026 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.