Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Três incidentes na rede da Coelba em três dias preocupam moradores de Capim Grosso

    Quatro suspeitos morrem após confronto com a PM em destino turístico da Bahia

    Homem atropela a ex e segue dirigindo com ela no capô por três quadras

    Jovem morre atropelada por caminhão de limpeza em circuito do Carnaval de Salvador

    Banco Central confirma vazamento de 5 mil chaves Pix do Agibank

    Briga por volume da TV termina com mulher agredida e irmão preso em Santaluz

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Três incidentes na rede da Coelba em três dias preocupam moradores de Capim Grosso
    • Quatro suspeitos morrem após confronto com a PM em destino turístico da Bahia
    • Homem atropela a ex e segue dirigindo com ela no capô por três quadras
    • Jovem morre atropelada por caminhão de limpeza em circuito do Carnaval de Salvador
    • Banco Central confirma vazamento de 5 mil chaves Pix do Agibank
    • Briga por volume da TV termina com mulher agredida e irmão preso em Santaluz
    • Vereador suspeito de homicídios e de chefiar facção é preso após tentar fugir por telhado na Bahia
    • Júri absolve lavrador que aplicou 80 chibatadas em genro após agressões contra a filha em Irecê
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início » Salvador registra em seis dias mais chuva do que o previsto para todo o mês de maio
    Bahia

    Salvador registra em seis dias mais chuva do que o previsto para todo o mês de maio

    MoreiraMoreira7 de maio de 20254 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    O dia de ontem foi de apreensão, transtornos e muita chuva na capital baiana. Até às 18h30, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) já havia contabilizado 195 ocorrências e, conforme o órgão municipal, o volume de chuva registrado em maio já havia superado a média climatológica do mês, que é de 302,2 mm.

    Nesta terça-feira (6), chuvas moderadas atingiram diversos pontos da cidade, resultando em solicitações, como: 53 ameaças de desabamento, 48 de deslizamento, 22 de queda de árvores, 31 deslizamentos de terra, sete árvores caídas, um desabamento de imóvel (no Pau da Lima), 15 infiltrações e quatro desabamentos parciais.

    Como explica o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, o balanço das chuvas que caíram em Salvador, na madrugada de ontem, aponta que algumas localidades computaram 64mm de chuva. A região do Barro Duro, próximo à CIA-Aeroporto, limítrofe com Lauro de Freitas e Simões Filho, registrou os maiores acumulados: 392,6 mm até o início da noite de ontem.

    Foto: José Simões/Ag A TARDE

    Em razão da influência da frente fria que permanece no estado, a Codesal fez o acionamento de seis sirenes em diversas localidades da capital, apontando a necessidade de as pessoas estarem fora das suas casas e fora da condição de risco, pois o solo continua encharcado e risco de deslizamento de terra permanece.

    Nos últimos dias, foram evacuadas as comunidades de Mamede – Alto da Terezinha; Irmã Dulce – Cajazeiras VII; Creche – Castelo Branco; Moscou – Castelo Branco; Bosque Real – Sete de Abril e Olaria – Sete de Abril, após registrar acumulados de chuva superiores a 150 mm em 72 horas e previsão de novos episódios de precipitação forte a muito forte. O acionamento faz parte do protocolo do Plano Preventivo da Defesa Civil de Salvador (PPDC) para áreas de risco em dias de chuvas intensas.

    “Continuamos atendendo a toda a população por meio do número 199, com as nossas equipes de engenheiros, de arquitetos e geólogos realizando as vistorias e fazendo também o acompanhamento por meio do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Salvador (Cemadec), através de nossos meteorologistas, oceanógrafo, estatísticos, engenheiros civis e eletricistas que fazem esse acompanhamento para monitorar e também alertar a população”, explica diretor-geral da Codesal.

    Ainda conforme o órgão municipal, os locais em que mais choveu neste mês na capital baiana foram, além de Barro Duro, a Ilha de Bom Jesus dos Passos – EM Bom Jesus (326,6 mm), Periperi (297,4mm), Nova Constituinte (268,8 mm), Mirante de Periperi (267,6 mm) e Águas Claras – Codesal (267,4 mm). Na madrugada desta terça-feira (6), a menor temperatura registrada foi de 21,9°C, observada na região do Barro Duro – Fundac, às 6h05 da manhã.

    Entre a última sexta-feira (2) e ontem, os maiores registros de rajadas de vento na capital baiana ocorreram nas seguintes localidades: no dia 2, Valéria (Embasa) com 60,5 km/h; no dia 3, Canabrava – Barradão com 64,8 km/h; no dia 4, Barra – Vila Naval com 54,4 km/h, no dia 5; Barra (Vila Naval) com 42,5 km/h e no dia 6, Canabrava – Barradão com 42,1 km/h.

    Municípios baianos afetados

    De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital baiana e mais 42 cidades (do Nordeste e Centro Norte Baiano, e da Metropolitana de Salvador) permanecem o aviso laranja, de chuvas intensas, que sinaliza perigo e é válido até às 10h de hoje, que prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h). O órgão alerta para o risco de alagamentos, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de descargas elétricas.

    Dentre as orientações para a população das localidades que enfrentarão as consequências do mau tempo, estão: em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; e obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

    Por Livia Veiga TRB

    Bahia chuva Salvador
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    16 de fevereiro de 2026

    Três incidentes na rede da Coelba em três dias preocupam moradores de Capim Grosso

    16 de fevereiro de 2026
    16 de fevereiro de 2026

    Quatro suspeitos morrem após confronto com a PM em destino turístico da Bahia

    16 de fevereiro de 2026
    16 de fevereiro de 2026

    Jovem morre atropelada por caminhão de limpeza em circuito do Carnaval de Salvador

    16 de fevereiro de 2026
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    4 + 16 =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Três incidentes na rede da Coelba em três dias preocupam moradores de Capim Grosso

    Quatro suspeitos morrem após confronto com a PM em destino turístico da Bahia

    Homem atropela a ex e segue dirigindo com ela no capô por três quadras

    Jovem morre atropelada por caminhão de limpeza em circuito do Carnaval de Salvador

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2026 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.