Muitas pessoas têm dúvidas se o feijão engorda ou não, afinal ele não costuma ser uma das escolhas mais frequentes em dietas “fitness”. No entanto, o tradicional grão da culinária brasileira pode sim ser uma excelente opção para quem pretende perder gordura corporal com saúde.
Além de delicioso, o feijão possui poucas calorias quando consumido em quantidades moderadas — por exemplo, cerca de 12 kcal por colher de sopa.
Fora isso, ele também tem uma grande capacidade de promover saciedade: ou seja, ajuda a manter a fome sob controle por mais tempo, o que pode facilitar manter uma dieta hipocalórica ou de déficit calórico.
Feijão engorda? Conheça esse superalimento
Dessa forma, fica evidente que o consumo do feijão não atrapalha o emagrecimento — pelo contrário: pode contribuir para ele. Portanto, se você evita o grão por pensar que “feijão engorda”, pode reconsiderar essa ideia.
Além disso, todas essas qualidades fazem do nosso querido feijão um verdadeiro superalimento — um alimento rico em diversos nutrientes e que promove benefícios importantes para o organismo humano.
Benefícios nutricionais
É fonte de fibras, o que favorece o funcionamento intestinal e prolonga a saciedade.
Contém proteínas vegetais, que colaboram para a reparação e manutenção muscular.
É pobre em gordura e não contém colesterol.
Contribui para o controle do colesterol, da glicemia e da saúde cardiovascular.
É fonte de minerais importantes como ferro, cálcio, magnésio, potássio e vitaminas do complexo B.
Dicas para aproveitar ainda mais
Prefira prepará-lo com pouca gordura e evite uso excessivo de sal ou embutidos para não comprometer os benefícios.
Deixar os grãos de molho antes de cozinhar ajuda a reduzir componentes que podem causar gases ou prejudicar a absorção de nutrientes.
Combine o feijão com cereais (como arroz integral) para obter proteínas de alto valor biológico.
Redação/com informações Metrópoles



